segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aldeias e Primeiras Cidades - Çatal Huyuk


As primeiras aldeias sedentárias surgiram quando as comunidades neolíticas estabeleceram-se num território, dedicando-se, predominantemente, à criação de animais e ao cultivo agrícola.

Presos à terra, nem o agricultor nem o pastor podiam se deslocar para vender os produtos da revolução neolítica. A existência de excedentes e do comércio criou um  primeiro grupo social de comerciantes, ou mercadores. Ao mesmo tempo, a riqueza obtida com o comércio permitiu que algumas antigas aldeias neolíticas passassem a se desenvolver, transformando-se em cidades.

Entre as mais antigas cidades do mundo, podemos citar Jericó (8.000 a.C.) e Beidha (7.000 a.C), que se desenvolveram a partir de primitivas vilas agrícolas. Ambas situam-se na região da Palestina. Também merece destaque a cidade de Çatal Huyuk (7.000 a.C.), que se situava na região da atual Turquia.

Vestígios arqueológicos mostram que, apesar de distarem 800 quilômetros uma da outra, Jericó e Çatal Huyuk comerciavam entre si. Çatal Huyuk – “Colina da Encruzilhada” – foi descoberta pelos arqueólogos entre 1961 e 1963. A planície de Konya é desprovida de pedras. É uma paisagem desértica, tipo estepe, porém fértil, pois é aluvião. As casas foram, outrora, construídas com adobe feito de argila e palha, colocados em moldes de madeira e secos ao sol.

No entanto,uma das características mais espetaculares das casas de Çatal Huyuk reside no fato de que o acesso a todas as construções da cidade, casas ou santuários, era feito pelo teto, com o auxílio de uma escada. Com efeito, a arquitetura doméstica de Çatal Huyuk ignora as janelas, pelo menos quanto às construções até agora exumadas.

As casas são pouco decoradas. Todavia, as paredes dos santuários, que as vigas de madeira inseridas nos muros dividem em grandes painéis, nos forneceram os mais antigos afrescos que se conhecem até hoje. Os afrescos encontrados nos numerosos santuários, as estatuetas femininas esculpidas em pedra ou modeladas em argila, os relevos, as cabeças de animais, principalmente bovinos, revelam misterioso culto e estreita relação entre magia e arte.

A mulher, parece, aliás, ter gozado de condição social muito evoluída, relacionada talvez à importância que lhe dava o papel desempenhado na economia doméstica. Enquanto o homem começou a domesticar animais, semear e produzir, a mulher passou a exercer influência cada vez maior. A fertilidade feminina correspondia à fertilidade dos animais e do solo. As divindades passaram a ser representadas e adoradas em forma de figuras femininas.

Após 5.600 a.C., a Çatal Huyuk propriamente dita foi abandonada em proveito da segunda colina situada mais a oeste, que permanecerá ocupada até aproximadamente 5.000 a.C. A partir daí, a velha cidade neolítica permaneceu esquecida durante milênios. Apesar de inúmeras indagações ainda sem resposta, a descoberta de Çatal Huyuk, que há quase nove mil anos abrigou milhares de habitantes, constitui uma das aventuras mais extraordinárias da história recente da arqueologia. È bem provável que futuros trabalhos arqueológicos revelem mais vestígios, capazes de melhor iluminar o escuro que ainda envolve esta velha cidade”.

      História em Revista .A aurora da humanidade, p. 124-125


 
Arqueólogos trabalhando em Çatal Huyuk

                                                   Interior de uma casa de Çatal Huyuk

5 comentários:

  1. Mi ajudou muito as informações !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Há 10000 anos do ano presente,ou seja, há 10milAP, o vilarejo Çatal Huyut se formava na Anatólia. Chegou a 10 mil indivíduos. Bem provável que fosse o mais antigo assentamento do mundo a competir com Jericó na Palestina, a 800 km distante e com poucas centenas de habitantes. Aldeia da antiquidade, cujas ruínas foram descobertas pelos Arqueólogos na década de 1960, Çatal Huyuk significa "Colina Encruzilhada". Todas as casas sem janelas. A porta era no teto. Pra entrar tinha que usar escada. O interior das casas era amplo e decorado com pinturas rupestres do período neolítico. Apesar da distância ficou comprovado que havia comércio de trocas entre Çatal Huyuk e Jericó.

    ResponderExcluir
  3. Quero saber os nomes das primeiras aldeias pré históricas

    ResponderExcluir
  4. Quero saber os nomes das primeiras aldeias pré históricas

    ResponderExcluir
  5. o sites é muito informativo e me ajudou no trabalho da escola

    ResponderExcluir